IDC Portugal
 
Contact IDC Help Shopping Cart Edit Your Profile
 
Home Estudos e Pesquisas Consultoria Eventos Not?cias Analistas Sobre a IDC
 

Terminais Android Impulsionam Mercado de Telemóveis em Portugal no Terceiro Trimestre

Vendas de Telemóveis Aumentam 12% Suportadas Pelo Crescimento dos "Smartphones"

Lisboa, Portugal, 15 de Dezembro de 2010 - No terceiro trimestre de 2010 foram vendidos em Portugal 1,6 milhões de telemóveis, um crescimento de 12% nas vendas em relação ao mesmo período de 2009, refere o estudo "IDC European Mobile Phone Tracker", divulgado hoje.

Neste contexto, no terceiro trimestre o segmento dos "Smartphones" cresceu 82% face ao período homólogo, e foi o que mais contribuiu para o crescimento do mercado. No mesmo período foram vendidas 251 mil unidades de "smartphones", tendo sido os telefones com o sistema operativo Android os que mais cresceram no mercado face ao terceiro trimestre de 2009.

Já o segmento dos telefones tradicionais apresentou um crescimento de 4% face ao período homólogo, com 1.3 milhões de unidades vendidas, e uma dinâmica comercial fortemente apoiada nas vendas de terminais de gama baixa.

"Os resultados de vendas dos terminais Android em Portugal são o facto mais relevante da evolução recente do mercado" afirma Francisco Jerónimo, Responsável Europeu de Research da Área de Telefones Móveis da IDC. "Em apenas dois anos tornou-se a segunda maior plataforma de smartphones em Portugal, com uma quota de mercado de 34%, face aos 48% da plataforma Symbian da Nokia, que tem um longo historial de líderança do mercado dos "smartphones"." Para Francisco Jerónimo, "de entre as razões deste crescimento, destacam-se as características técnicas dos telefones, a sua intuitiva experiência de utilização, o número elevado de aplicações gratuitas disponíveis, as sólidas parcerias com os fabricantes de terminais e operadores móveis e por último o preço competitivo dos terminais. Por outro lado, a estratégia de portfolio seguida pelos operadores móveis Portugueses tem sido central para o sucesso da plataforma. Sendo Portugal um país onde os consumidores são bastante sensíveis ao preço, os três operadores móveis apostaram na comercialização de telefones Android com a sua marca, fabricados a baixo custo por empresas chinesas.", refere o responsável da IDC.

Android liderará o mercado Português de "Smartphones" em 2011, ultrapassando os terminais Symbian da Nokia

A IDC estima que durante a segunda metade de 2011 os terminais com o sistema operativo da Google alcancem a liderança do mercado de "smartphones", em resultado do número de novos modelos que serão lançados por fabricantes como a HTC, LG, Samsung e Sony Ericsson, bem como pelos operadores com marca própria, a preços bastante inferiores aos dos modelos actuais. O crescimento previsto para 2011 para os terminais com este sistema operativo é de 139%, consideravelmente superior às previsões de crescimento de 15% para os terminais Symbian, e de 59% para todos os "smartphones".

Nokia mantém liderança do mercado Português com sucesso dos telefones tradicionais

No "ranking" global (incluindo telemóveis tradicionais e smartphones) dos fabricantes, a Nokia continua a liderar o mercado Português, tendo sido o único fabricante a crescer no segmento dos telemóveis tradicionais. Neste segmento, a diversidade do seu portfolio e os preços competitivos fortaleceram a posição deste fabricante no terceiro trimestre. Já no segmento dos "smartphones", e apesar do crescimento de 39%, a empresa continuou a perder quota de mercado.

Em termos globais, a segunda posição continua a pertencer à Samsung com uma quota de mercado de 28%. Durante o terceiro trimestre o fabricante Coreano lançou o "smartphone" Galaxy S, o qual contribuiu para o seu crescimento neste segmento. A sua fraca performance no segmento dos telefones tradicionais teve um impacto negativo nas vendas totais, o que permitiu à Nokia recuperar alguma da quota de mercado face à Samsung.

Já os terminais de marca Vodafone atingiram uma quota do mercado total de 10%, ultrapassando a LG e a Sony Ericsson no Top3 de vendas. A aposta em terminais de muito baixa gama a preços bastante competitivos tem sido uma estratégia seguida pela Vodafone, a nível Europeu, com bastante sucesso.


Principais Fabricantes e Quotas de Mercado em Portugal - 3º Trimestre 2010 - Mercado Total (Telefones Móveis Tradicionais mais Smartphones)

Fabricante

Vendas
3T10

(milhares)

Quota de Mercado
3T 2010

Vendas
3T09

(milhares)

Quota de Mercado
3T 2009

Variação nas Vendas
3T 10 vs 3T 09

1. Nokia

603

38%

514

36%

17%

2. Samsung

453

28%

480

34%

-6%

3. Vodafone*

159

10%

120

8%

33%

4. Outros

380

24%

316

22%

20%

Total

1,595

100%

1,430

100%

12%

 

Fonte: IDC European Mobile Phone Tracker, Dezembro 2010
*Nota: Os operadores móveis são classificados como fabricantes quando disponibilizam telefones exclusivamente com a sua marca e apenas as vendas desses telefones são estimadas sob a sua marca.



Principais Fabricantes e Quotas de Mercado em Portugal - 3º Trimestre 2010 - Smartphones

Fabricante

Vendas
3T10

(milhares)

Quota de Mercado
3T 2010

Vendas
3T09

(milhares)

Quota de Mercado
3T 2009

Variação nas Vendas
3T 10 vs 3T 09

1. Nokia

114

45%

82

59%

39%

2. Samsung

28

11%

2

1%

1300%

3. Sony Ericsson

24

10%

1

1%

2300%

4. Outros

85

34%

53

38%

60%

Total

251

100%

138

100%

82%

 

Fonte: IDC European Mobile Phone Tracker, Dezembro 2010


Sobre a IDC
A IDC é a empresa líder mundial na área de "market intelligence", serviços de consultoria e organização de eventos para os mercados das Tecnologias de Informação, Telecomunicações e Electrónica de Consumo. A IDC ajuda os profissionais de Tecnologias de Informação, decisores empresariais e investidores a tomarem decisões sobre tecnologia e estratégias de negócio baseadas em factos.
Mais de 1000 analistas da IDC em 50 países fornecem conhecimento profundo sobre oportunidades, tendências tecnológicas e evolução dos mercados a nível global, regional e local. Há mais de 45 anos que a IDC fornece informação estratégica para ajudar os seus clientes a atingirem os objectivos de negócio.

Para mais informação:
Carlos Taveira
Get Global, Consultoria em Marketing e Comunicação
Tel: +351 213 502 553
Móvel: +351 918 711 884
Email: carlos.taveira@getglobal.pt